segunda-feira, 29 de junho de 2020

Resenha do livro O Moleque Ricardo



O adolescente Ricardo é o personagem principal deste romance. Empolgado pelo apito dos trens que passam diante do engenho onde vive, ele desembarca na cidade de Recife e lá faz novas descobertas.

Publicado em 1935 o livro descreve o retrato recifense de uma época sob a visão de uma pessoa simples, que vai desde a tranquilidade da vida de um vendedor de pães à angústia dos habitantes da rua do Cisco rodeada pelo mangue e pelo sufocante odor do ambiente.

Na cidade Ricardo conhece a realidade das dificuldades dos operários com os seus patrões autoritários e organiza-se com eles para fazer greve contra a corrupção, esta mesmo já existindo na organização que representa esses trabalhadores.

O jovem termina infeliz, fracassado no casamento e com vontade de voltar às suas origens na Fazenda Santa Rosa, mas é envolvido pelas questões dos trabalhadores e acaba sendo exilado para Fernando de Noronha. É mais um romance do ciclo da cana-de-açúcar, um livro muito bom que realmente leva o leitor ao passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do livro É Assim que Começa

  "É Assim que Começa" é um romance envolvente escrito por Colleen Hoover, uma autora conhecida por suas histórias emocionantes e ...