segunda-feira, 29 de junho de 2020

Resenha do livro O Tatuador de Auschwitz



Em 1942 Ludwig Eisenberg, um judeu eslovaco de 24 anos, conhecido como Lale chegou ao campo de concentração depois de se habilitar voluntariamente ao partido nazista para trabalhar, a Eslováquia havia recebido ordens da Alemanha para que um membro de cada família judia fosse enviado para essa finalidade, então Lale se ofereceu para que seus pais e irmãos fossem poupados.

Assim ele foi parar em Auschwitz, uma rede de campos de concentração e extermínio localizados no sul da Polônia operados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Chegando lá, Lale recebeu a função de tatuador, no início ele sentia-se desconfortável por ser obrigado a marcar com números a pele dos judeus que chegavam aos campos de concentração, mas depois ele viu que o que estava fazendo era também uma forma de sobreviver em meio a tanta atrocidade.

Lale então conhece Gita (Gisela Fuhrmannova) uma jovem de 18 anos, no dia em que foi trazida para ser tatuada, foi amor à primeira vista, logo ele se encarregou de proteger e assegurar a sobrevivência de sua amada. Mesmo vivendo em um cenário desumano e convivendo com falta de liberdade a força desse amor deu ao casal coragem para tentar sobreviver. E eles sobreviveram! Casaram-se poucos meses depois do fim da guerra e ficaram juntos até ao fim da vida.

O livro foi baseado em entrevistas em que a autora fez com Lale durante três anos, ele já tinha 87 anos e vivia num subúrbio de Melbourne, na Austrália. Lale temia que o vissem como um colaborador dos nazistas e por isso, mudou o seu sobrenome e apenas alguns amigos mais chegados sabiam da sua história, a qual só foi compartilhada após ficar viúvo em 2003.

A leitura é maravilhosa, eu amei, particularmente eu gosto bastante de livros com o tema da Segunda Guerra Mundial e essa história de amor nos mostrou que não existem muros nem cercas quando o amor é verdadeiro e que nada impede de amar e ficar junto de quem se ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do livro É Assim que Começa

  "É Assim que Começa" é um romance envolvente escrito por Colleen Hoover, uma autora conhecida por suas histórias emocionantes e ...