sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Resenha do livro A Arte da Guerra

 


O livro A Arte da Guerra foi escrito na China antiga pelo general de guerra Sun Tzu cerca de 500 anos antes de Cristo, sua obra é dividida em 13 capítulos e destaca a importância do papel do líder em uma batalha e também a precisão de planejamento para o alcance dos objetivos.

 A Arte da Guerra nos ensina que a figura de um líder militar é fundamental frente a seu exército para assumir responsabilidade de forma segura. Suas estratégias vão desde à tomada de decisões, o conhecimento da tropa e o valor que a guerra desempenha na vida social.

No campo empresarial o livro é considerado o maior manual de estratégias já elaborado pela humanidade. Para os gerentes e administradores a leitura desse livro é essencial, pois ele mostra quais as atitudes devem ser tomadas, frente às ameaças e oportunidades para as empresas.

Outro ponto questionado no livro são os 5 erros que abalam um líder militar: A negligência, a covardia, a debilidade da honra, a impetuosidade, e excesso de solicitude com os soldados. Esses erros causam perdas e para evitá-los nas empresas é necessário um ajuste contínuo.

É uma ótima leitura, bastante rica em aprendizado, e o foco principal é a aplicação dessas estratégias hoje no mundo dos negócios, para conhecer bem nossa empresa e a concorrente, e assim obter o melhor resultado, pois o progresso de novos projetos pode surgir das falhas causadas pelo “inimigo”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do livro É Assim que Começa

  "É Assim que Começa" é um romance envolvente escrito por Colleen Hoover, uma autora conhecida por suas histórias emocionantes e ...