domingo, 19 de setembro de 2021

Resenha do livro Depois de Auschwitz

 


Hoje irei falar desse livro maravilhoso que ganhei no natal do ano passado.
O livro conta a história real de Eva Scholls, "meia irmã de Anne Frank" que sobreviveu ao Holocausto. Otto Frank pai de Anne foi o único sobrevivente da sua família dos campos de concentração nazistas e depois da morte de sua esposa Otto conhece a mãe de Eva.

Natural de Viena na Áustria, Eva tinha uma vida economicamente estável ao lado dos pais e do irmão Heinz. Entretanto, em 1933 Adolf Hitler assume o poder na Alemanha e a sua política antissemita gerou algumas reviravoltas nas famílias judaicas.

 As mudanças nas primeiras semanas sobre o domínio nazista eram visíveis. Os soldados obrigavam as crianças a escrevem nas janelas das lojas dos seus pais a palavra judeu. Os vizinhos começaram a tratá-los com aspereza e judeus tinham seus chapéus arrancados enquanto caminhavam nas ruas. Diante de tudo isso, muitos começaram a batalhar por um visto e assim fugir daquela opressão.

Infelizmente a família de Eva foi enviada ao lugar onde mais temiam: O campo de concentração Auschwitz-Birkenal. O caminho até os campos de concentração era feito em um trem de carga com vários judeus amontoados uns por cima dos outros, sem comida, nem ar para respirar.

Na chegada aos campos os nazistas ofereciam transporte aos judeus que estavam bastante cansados para caminhar até os locais de trabalho, mas infelizmente eles eram enganados e estavam sendo transportados diretamente para as câmaras de gás.

Exausta, com fome e com sede, Eva não podia beber a água que ali ofereciam, pois tinha certeza se bebesse contrairia desinteria ou alguma infecção que poderia levá-la à morte. Os nazistas montavam hospitais que, na verdade, não tratavam nenhum judeu, eles simplesmente os esperavam morrer.

Eva no livro, nos conta como era difícil se controlar diante de um prato de comida depois de tanta luta para conseguir um pequeno pedaço de pão ou uma sopa rala sem legumes.


É uma excelente leitura, apesar de muito triste, eu particularmente gosto desse tipo de leitura, porque ela nos mostra como foi realmente o Holocausto vivido por milhões de pessoas, e para que isso jamais se repita a nenhum povo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do livro É Assim que Começa

  "É Assim que Começa" é um romance envolvente escrito por Colleen Hoover, uma autora conhecida por suas histórias emocionantes e ...