quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Resenha do livro Filhos e Soldados



Hoje vou comentar sobre o livro Filhos e Soldados do jornalista e autor de best-seller Bruce Henderson, uma obra incrível que relata a coragem de seis meninos alemães judeus que fugiram do Holocausto e unidos ao exército americano, retornaram à Segunda Guerra decididos a combater o nazismo.

Com a Europa dominada pelos nazistas, a América tornou-se a pátria acolhedora de muitos garotos judeus fugindo da guerra. Obrigados a abandonar a família, a terra natal e a própria história, o novo continente era a única perspectiva de vida que lhes restavam na luta pela sobrevivência.

Mesmo diante das separações, angústias e incertezas nada impediu que esses jovens tivessem coragem de retornar à Europa que os expulsou e, bravamente, ir de encontro a Hitler e o nazismo para lutar novamente pela pátria que os acolheu e por aquela que foram forçados a deixar para trás.

O livro baseia-se em entrevistas originais, com um rico acervo de fotos e uma extensa pesquisa que reconstituem profundamente a história desses garotos que vai desde a infância na Europa, a fuga para a América, até se tornarem umas das maiores armas secretas do Exército dos Estados Unidos.

É um relato magnífico de valentia e patriotismo que vai além dos feitos e sacrifícios da guerra mais violenta que o mundo já viu e nos conta, de maneira emocionante, a tentativa desesperada desses jovens de reencontrar seus entes queridos.

A primeira parte do livro basicamente nos mostra como os garotos conseguiram fugir da Alemanha antes da Segunda Guerra começar, o que claramente para uns demorou mais do que para outros.

Na segunda parte vemos como os garotos resolveram entrar para as forças armadas dos Estados Unidos e como prosseguiram em seus treinamentos. E por fim a terceira parte que nitidamente seria o retorno deles e também a Desnazificação dos alemães.

Uma excelente leitura, mostrando a história desses valentes soldados mesmo sendo alemães, saírem de sua pátria para lutarem por algo maior, serem os libertadores dos judeus oprimidos e demais povos que sofreram nas mãos dos nazistas. Eu super recomendo!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do livro É Assim que Começa

  "É Assim que Começa" é um romance envolvente escrito por Colleen Hoover, uma autora conhecida por suas histórias emocionantes e ...